Informação básica
Em Os Sorrisos do Choro, a flautista americana Julie Koidin viaja do Rio a Brasília, Nordeste e São Paulo, registrando na história viva do choro 52 bate-papos com uma ampla gama de personagens, de Altamiro Carrilho a Hermeto Pascoal, de Guinga a Sivuca e também jornalistas como Ary Vasconcelos. Ao contar suas pitorescas histórias, vê-se que o ponto comum entre elas é: o choro conquistou a todos.Sobre este livro
O livro “Os Sorrisos do Choro: Uma Jornada Musical Através de Caminhos Cruzados” é o resultado de oito anos de pesquisas feitas pela flautista americana Julie Koidin. O trabalho dessa verdadeira devota do choro foi originalmente possível graças a uma bolsa da fundação educacional internacional Fulbright Commission. Durante sua investigação sobre a presença do choro nas vidas dos músicos brasileiros contemporâneos, Julie viajou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife e São Paulo.
Inspirada em livro publicado em 1936 (O Choro: Reminiscências dos Chorões Antigos), de Alexandre Gonçalves Pinto, o trabalho monumental de Koidin tem 52 entrevistas envolventes realizadas com um grupo representativo de músicos e personagens, todos tendo o choro como atividade comum, entre eles Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Guinga e Sivuca. Rico em curiosidades contadas pelos entrevistados e pela própria Julie, Os Sorrisos do Choro permite conhecer melhor os músicos através de conversas informais que versam sobre família, carreira, sonhos e, é claro, o choro.
A obra de Julie será certamente importante ferramenta de futuros pesquisadores, e deve ser apreciada sem nenhuma dificuldade por quem se interessa pela música e cultura brasileiras.
Sobre a autora
Natural de Chicago, Julie Koidin é flautista e solista atuante, é professora e musicista de câmara. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1997 e desde então retornou outras 14 vezes. Em sua cidade natal participa de Dois no Choro com o violonista e vocalista (brasileiro) Paulinho Garcia. Juntos, gravaram três CDs Carinhoso (1999),Juntos (2002) apresentando Altamiro Carrilho e Maria Teresa Madeira e Asa Branca (2009). Os últimos dois CDs lhes renderam uma bolsa do Illinois Arts Council.
Julie é uma das fundadoras do conjunto de câmara Ondas, dedicado à execução de trabalhos de compositores latino-americanos. O grupo se apresenta anualmente no Chicago Latino Music Festival, e em outros locais, entre os quais a estação de rádio WFMT, em Chicago, e o programa de TV "Chicago Tonight" (WTTW).
Julie já foi quatro vezes bolsista da Fulbright Association: no Brasil (2002), com bolsa outorgada como palestrante e pesquisadora; na Noruega (2005); Nova Zelândia (2006); e Sérvia (2008), com bolsas outorgadas na qualidade de Especialista Fulbright. Durante a vigência da bolsa de 2002, Julie ministrou aulas na UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e também masterclass nas Universidades Federais de Natal, Recife e Brasília. Fez apresentações de choro nos Estados Unidos em Washington, D.C., durante a convenção realizada pela National Flute Association e na convenção da British Flute Society, realizada em Manchester, Inglaterra.
Testemunhos
"As entrevistas são ótimas e o livro é, sem dúvida, um belo serviço prestado ao choro e à música popular brasileira."
Sérgio Cabral
Escritor e pesquisador
"A flautista, musicista e professora americana Julie, amante do choro, acaba de prestar uma grande contribuição a nossa bibliografia musical. Suas entrevistas, com chorões de várias regiões do Brasil, deliciam o leitor com informações históricas e biográficas sobre o gênero. Tenho certeza que o livro de Julie Koidin estimulará ainda mais o apreço pelo nosso brasileiríssimo choro."
André Diniz
Escritor e pesquisador
"Os Sorrisos do Choro preenche uma lacuna há longo tempo existente na literatura dedicada a esse gênero musical. Desde 1936, quando Alexandre Gonçalves Pinto (“Animal”) publicou seu livro pioneiro intitulado O Choro, não nos brindavam com uma visão tão panorâmica do mundo dos músicos do choro. Mas o livro de Animal era essencialmente uma homenagem nostálgica a chorões há muito fora de cena, ao passo que Julie Koidin pesquisa o presente, oferecendo-nos um relato preciso do cenário atual do choro, nas palavras dos próprios músicos que o lideram. Os Sorrisos do Choro é um documento cujo valor só vai aumentar com o passar do tempo."
Daniella Thompson
Editora, Musica Brasiliensis
www.daniellathompson.com
Especificação
Inclui | 52 entrevistas |
Dimensões | 24 x 17 cm |
Páginas | 516 |
Peso | 1500 gramas |
Acabamento | brochura |
ISBN | 978-85-64726-00-0 |