O livro “Os Sorrisos do Choro: Uma Jornada Musical Através de Caminhos Cruzados” é o resultado de oito anos de pesquisas feitas pela flautista americana Julie Koidin. O trabalho dessa verdadeira devota do choro foi originalmente possível graças a uma bolsa da fundação educacional internacional Fulbright Commission. Durante sua investigação sobre a presença do choro nas vidas dos músicos brasileiros contemporâneos, Julie viajou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife e São Paulo.
Inspirada em livro publicado em 1936 (O Choro: Reminiscências dos Chorões Antigos), de Alexandre Gonçalves Pinto, o trabalho monumental de Koidin tem 52 entrevistas envolventes realizadas com um grupo representativo de músicos e personagens, todos tendo o choro como atividade comum, entre eles Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Guinga e Sivuca. Rico em curiosidades contadas pelos entrevistados e pela própria Julie, Os Sorrisos do Choro permite conhecer melhor os músicos através de conversas informais que versam sobre família, carreira, sonhos e, é claro, o choro.
A obra de Julie será certamente importante ferramenta de futuros pesquisadores, e deve ser apreciada sem nenhuma dificuldade por quem se interessa pela música e cultura brasileiras.