Israel Bueno de Almeida

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Israel Bueno de Almeida

Biografia de Israel Bueno de Almeida

Nascido em São Paulo, o instrumentista, arranjador e compositor Israel Bueno de Almeida atua principalmente junto ao tradicional grupo de choro Isaías e seus Chorões, o mais antigo conjunto instrumental de São Paulo. Com grande vivência profissional, alia sua experiência na música popular brasileira à formação erudita adquirida no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde se formou em Violão Clássico.

Iniciou a carreira artística aos doze anos, como cavaquinista acompanhador, prosseguindo como violonista, no Conjunto Regional de Antonio Rago e depois no Regional do Caçulinha, com o qual gravou o primeiro disco, em 1966. Nessa época, atuou na TV Record, Canal 7,em programas de repercussão nacional, como o Show do dia Sete, Jovem Guarda, O Fino da Bossa, etc.

Depois de tocar também em conjuntos de dança, nas décadas de 60 e 70, dedicou-se com mais afinco ao violão de sete cordas e passou a atuar mais estritamente em grupos de choro, a princípio no famoso Conjunto Atlântico, que iniciou o período áureo do choro em São Paulo, e, a partir da década de 80, com o irmão, o virtuose bandolinista Isaías Bueno de Almeida, no Conjunto Isaías e seus Chorões. O Conjunto Atlântico marcou época durante anos em programas da TV Cultura, como Choro das Sextas-Feiras, As muitas histórias da MPB, Ensaio e A noite do Choro. O apogeu do choro prosseguiu com Alegria do Choro, já com o conjunto de Isaías, em produção e apresentação de Júlio Lerner.

Atuou em gravações de cerca de vinte LPs e CDs, como instrumentista e arranjador, entre os quais Toninho Carrasqueira toca Patápio & Pixinguinha (1996) e Carinhoso (1996). Integra importantes obras de referência brasileiras, como a Enciclopédia da Música Popular Brasileira – erudita popular folclórica, na primeira e segunda edições, e a História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, no fascículo Jacob do Bandolim e o Choro, da 2ª edição. Em dezembro de 1998 apresentou-se em Mendoza, Argentina, representando o Brasil, em encontro de músicos representativos dos países do Mercosul.

Atualmente participa dos Grupos “Izaías e seus Chorões”, e “Moderna Tradição” criado pelo pianista, compositor e arranjador Benjamim Taubkin, tendo este último conjunto se apresentado periodicamente nos festivais de Musica Internacional, realizados em Rudolstadt, Hannover (Alemanha) e em Krënz e Viena (Austria).

Álbuns com a participação de Israel Bueno de Almeida

  1. Easy tunes / Choros fáceis (songbook)
  2. Ernesto Nazareth 3 (songbook)
  3. The best of Ernesto Nazareth (CD)
  4. Altamiro Carrilho (2ª edição) (songbook)
  5. Waldir Azevedo 1 (songbook)
  6. Waldir Azevedo 2 (songbook)
  7. Chiquinha Gonzaga (2ª edição) (songbook)
  8. Izaias do Bandolim: Chorando na Garoa (songbook)
  9. Pixinguinha em contraponto vol. 1 (songbook)
  10. Pixinguinha para flauta e sax (CD)