O Choro brasileiro e o Ragtime americano são duas manifestações musicais resultantes das inuências de estilos e ritmos europeus e africanos. No Choro prevaleceu a influência da polca, no Ragtime prevaleceu a influência da marcha, mas em ambos os casos a cultura musical africana (com seus ritmos sincopados), presente nas sociedades brasileira e americana, foi decisiva para a formação desses estilos.
Embora com desenvolvimentos paralelos e independentes no final do século XIX, esses dois estilos musicais guardam grandes similaridades, até mesmo na forma restritiva com que a sociedade os recebeu quando surgiram, e na posterior aceitação até por compositores de música clássica. O propósito deste trabalho é ilustrar musicalmente as incríveis semelhanças entre o Choro e o Ragtime.
Selecionamos dez ragtimes (cinco de Scott Joplin, seu principal representante), que foram interpretados por um Regional de Choro seguindo o balanço, o ritmo e a harmonia tradicionais do Choro. Para o solo, utilizamos os instrumentos típicos do Choro: flauta, bandolim, clarinete e sax.
Para quem toca algum instrumento de solo, colocamos as partituras em PDF e as versões sem solo (somente com Regional) em MP3 no mesmo CD de áudio. Divirta-se sendo você mesmo o solista!
Choro e Ragtime finalmente juntos, somente para ouvir ou até para tocar junto!