Alterando andamento e tonalidade

Você está aqui: Início » Recursos » Alterando andamento e tonalidade
Por que alterar o andamento e/ou a tonalidade das músicas? 

Graças às fantásticas ferramentas de hardware e software disponíveis atualmente, tarefas que há 20 anos só poderiam ser executadas por técnicos especializados em sofisticados estúdios, agora podem ser feitas em casa até mesmo por leigos, com a ajuda de um computador pessoal e alguns softwares.

Se você possui um computador pessoal (PC ou Macintosh) conectado à internet, saiba que é possível, para todas as músicas dos álbuns da Global Choro Music (áudio e partitura):

a) alterar a tonalidade das músicas sem modificar o andamento;

b) alterar o andamento das músicas sem modificar a tonalidade;

c) alterar tonalidade e andamento simultaneamente. 

Tudo isso pode ser feito de forma extremamente simples, não sendo necessário ser engenheiro de som para realizar tais tarefas.

Veja porque você poderia estar interessado em alterar o andamento das músicas:

- caso desejasse estudar uma dada música em andamento mais lento e depois evoluir para o andamento correto quando adquirisse prática;

- caso necessitasse ou estabelecesse como um desafio pessoal tocar mais rápido uma dada música;

- caso discordasse de como o andamento foi definido para uma dada música no álbum da Choro Music, e quisesse executá-la no seu próprio andamento. 

Você também poderia estar interessado em alterar a tonalidade das músicas:

- caso desejasse treinar uma dada composição tocando em diferentes tonalidades, com ou sem a partitura correspondente (neste caso fazendo transposição mentalmente), e quisesse um regional sempre no acompanhamento;

- caso se sentisse mais confortável tocando numa outra tonalidade, que não a gravada por nós;

- caso estivesse utilizando um outro instrumento que não os citados anteriormente neste trabalho, e necessitasse uma transposição específica.

Como isso é possível?

Para transpor os arquivos de áudio, a gravação contendo a base do Regional de Choro deve ser transposta. Existem vários tipos de software que realizam essa tarefa, mas a nossa sugestão é o software "aberto" e de download grátis chamado "Audacity®". Você pode baixar o Audacity® a partir de:

http://audacity.sourceforge.net/

Vale observar que o Audacity® possui suporte para a língua Portuguesa. 

Para fazer a transposição basta carregar o arquivo .wav correspondente à faixa que você quer alterar, definir quantos semitons você quer transpor para cima ou para baixo, e salvar o arquivo final no formato que desejar (.mp3, .wav, etc.).

A mudança de andamento é também muito simples: basta carregar o arquivo .wav correspondente à faixa desejada e executar um único comando, informando a porcentagem que você quer acelerar ou diminuir em relação ao andamento original da gravação. 

A qualidade da gravação permanece quase inalterada para mudanças consideradas dentro de um limite razoável: transposições de 3 ou 4 semitons para cima ou para baixo e mudanças de andamento entre -20% e 20%. 

Você vai testar várias combinações de tonalidades e andamentos até chegar ao ponto ideal. Daí basta “queimar” um novo CD com sua versão final... já pensou a alegria de tocar seu Choro preferido, ainda mais na tonalidade e andamento que você mesmo definiu?

Exemplo de uso

A título de ilustração, utilizamos o software Audacity na faixa Brejeiro do álbum “Ernesto Nazareth 2”  e geramos as  faixas play-along em mp3 indicadas abaixo. Colocamos também as partituras transpostas para sua referência. A faixa foi gravada originalmente em Lá maior.

Tonalidade Áudio Partitura
Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Si bemol Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Si Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Dó bemol Partitura em .pdf
Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Dó sustenido Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Ré bemol Partitura em .pdf
Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Mi bemol Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Mi Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Fá sustenido Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Sol bemol Partitura em .pdf
Sol Faixa em mp3 Partitura em .pdf
Lá bemol Faixa em mp3 Partitura em .pdf

O andamento original na gravação foi de 87 bpm. Geramos também a mesma faixa a 100 bpm:

Tonalidade Áudio Partitura
Faixa em mp3 Partitura em .pdf